Kiarostami, um artista despojado.
De Turim a Tóquio, de Beirute a Cannes ou agora São Paulo, Abbas Kiarostami ministra lições de cinema com uma dedicação vocacional pelo despojamento franciscano do cinema ou da comunicação. Do registro do tempo. A arte de Kiarostami está em permanente processo de transformação, em busca deste despojamento radical, uma nova inquietude em sobreposição. E Kiarostami imagina que uma fotografia, por não contar uma história, está em perene transformação, e pensa que se sente hoje mais fotógrafo que cineasta e que às vezes gostaria de fazer um filme em que não se diz nada.
Esta busca pelo despojamento leva Kiarostami aos novos recursos digitais e faz o seu cinema visitar ainda mais facilmente a sincera intimidade de seus personagens. “Para mim, a utilização do digital liga-se intimamente a este processo de revalorização das imagens, a uma espécie de retorno à inocência perdida”, ele percebe. “E Deus criou o digital”, comemora.
(...)
em seu encontro em Beirute em um seminário com estudantes de cinema, quando um deles lhe diz: “só mesmo o senhor poderia ter realizado um filme como Dez, por causa da fama que conseguiu. Se nós o tivéssemos feito, ninguém o aceitaria”, ele responde: “Já que eu era o professor ali, tive de contar-lhes a verdade”, revela o mestre Kiarostami: “Fazer coisas simples exige uma boa dose de experiência”.
A medida de todo este despojamento, a arte de contar e registrar a vida com simplicidade teve no Festival de Cannes de 2002 um curioso confronto quando Dez estava programado no mesmo dia em que seria projetado Star Wars. Abbas Kiarostami fez um cálculo: o seu filme havia custado o mesmo que dez fotogramas do de George Lucas.
Celebrar a arte de Kiarostami exige fundamentalmente despojamento. Senão, contar até dez continuará parecendo muito fácil.
...
Cineasta, fotógrafo e poeta iraniano, Kiarostami nasceu em Teerã em 1940. O trecho foi transcrito do livro "Abbas Kiarostami", editora Cosac Naify.
____________________________
© Danilo Almeida @ sombra e luz
<$BlogItemCommentCount$> Comentários:
<$BlogCommentBody$>
<$BlogItemCreate$>
Link fixo
por <$BlogBacklinkAuthor$> @ <$BlogBacklinkDateTime$>
<$BlogItemBacklinkCreate$>
<< Home